Bem-vindo a uma nova história. Esse é o convite feito pelo Museu do Ipiranga, reaberto em 2022 com diversas novidades.
O público é convidado a explorar 11 exposições de longa duração, com 3162 itens do nosso acervo. As mostras, com temáticas específicas, contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, peças em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, bem como reflexões sobre o próprio papel do museu.
Dentre os destaques de nossas novas abordagens curatoriais, está o tratamento a figuras e obras controversas, como estátuas de bandeirantes e quadros que celebram a violência contra povos nativos. Tais criações são tratadas como documentos históricos, relacionadas a um modo de pensar de grupos sociais em um determinado período, e submetidas assim a análise crítica dos visitantes.
Restaurado, modernizado, o espaço expositivo do Museu foi triplicado: passando de 12 para 49 salas, com recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e salas imersivas. E uma das principais premissas do novo projeto é a acessibilidade, com elevadores, rampas de acesso, piso podotátil e recursos multissensoriais, como telas táteis, dispositivos olfativos, cadernos em Braile e objetos adquiridos especificamente para o manuseio dos público.
O Museu do Ipiranga espera sua visita!