Instituto Moreira Salles

Próximos eventos

Sobre a casa

Inaugurada no dia 31 de dezembro de 1951, a casa que hoje abriga o IMS Rio foi por mais de três décadas residência da família Moreira Salles. Localizada no bairro da Gávea, zona sul da capital carioca, ela tem 2.200 m² de área e está construída num terreno de 10 mil m².

Seu projeto arquitetônico é de autoria de Olavo Redig de Campos (1906-1984). Já o projeto paisagístico do IMS Rio de Janeiro é de Roberto Burle Marx. Além do conforto proporcionado no aspecto residencial, a casa concebida por Olavo Redig de Campos foi pensada ainda para abrigar satisfatoriamente atividades sociais, recreativas e culturais.

Assim, ao restaurá-la, para nela abrigar o seu centro cultural carioca, o Instituto Moreira Salles nada mais fez do que ratificar uma antiga vocação da residência. Após mais de dois anos de trabalho de restauro, iniciado em 1996, confiado ao escritório dos arquitetos Luiza Dutra e Walter Menezes e à arquiteta paisagista Isabel Duprat, o IMS entrega ao público um espaço à altura das atividades a que se destina.

Inaugurado em 01 de outubro de 1999, o IMS Rio possui espaços expositivos, auditório, loja e o restaurante Empório Jardim, além de comportar as reservas técnicas de fotografia, iconografia, música e literatura.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta: 12h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriados: 10h às 14h
Segunda-feira: fechado

ims.com.br
www.facebook.com/institutomoreirasalles/
www.instagram.com/imoreirasalles
www.youtube.com/imoreirasalles

localização

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-040

Ver no mapa