A Sala Cecília Meireles, inaugurada em 1/12/1965 como parte das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro, é uma das salas de concerto mais tradicionais do país. O edifício, erguido em fins do século XIX, onde funcionou originalmente o Grande Hotel da Lapa, já hospedou importantes fazendeiros e políticos da República Velha. Em 1948, abrigou o famoso Cine Colonial.
Na inauguração, a homenagem à poeta Cecília Meireles, que deu nome ao espaço de música erudita, foi motivo de polêmica no meio cultural. Contudo, o então governador Carlos Lacerda fez uma homenagem póstuma ao escolher o nome da amiga com quem trabalhou, em 1929, no jornal Correio da Manhã.
A Sala passou por inúmeras reformas desde sua fundação. A mais recente, concluída em 2014, promoveu a modernização de seu interior, aprimorou sua acústica e contribuiu também para a requalificação do Espaço Guiomar Novaes.
A reinauguração ocorreu em 11/12/2014, com um evento para convidados: um concerto para voz e piano de canções com poesia de Cecília Meireles, interpretadas por Luisa Francesconi (mezzo-soprano), Homero Velho (barítono) e Priscila Bonfim (piano), sob a dir
Horário de funcionamento da bilheteria:
Segunda a sexta, de 13h às 18h, ou até o início do concerto.
Sábado de 13h até o início do concerto.
Concertos pela manhã/tarde – desde duas horas antes do início da apresentação.
Contato: 2332-9223
Abertura da Casa
1 hora antes da abertura dos espetáculos.
Vendas pelo site da Sympla