Conexão Sapatão

PRóximos eventos

SObre a exposição

Desafiando a nos mantermos conectadas em meio à pandemia da COVID-19, a Conexão Sapatão - plataforma que nasceu tendo como premissa promover trabalhos de mulheres lésbicas e bissexuais em seus eventos trimestrais - lança uma programação virtual em seu perfil no Instagram, desta vez com a exposição da artista recifense Luiza Morgado.

De quem tece: Luiza Morgado tem 29 anos de Recife. Sempre desenhou, mas só começou a levar isso a sério depois de ser mãe. Tenta usar a arte como ferramenta política e poética, colocando em diálogo processos internos e externos. Formada em Letras (UFPE) e atualmente terminando Artes Visuais (IFPE), ela descobriu na gravura uma identificação que sentia falta em outras técnicas. Hoje em dia, integra a Gráfica Lenta e o Coletivo Gravos. Participou de exposições coletivas, entre elas o Prêmio IBEMA Gravura de 2019, da que foi uma das 20 selecionadas em concurso nacional. TRAMA é sua primeira exposição individual (e virtual).

A artista apresenta para vocês TRAMA: uma construção de vivência sapatão enlaça afeto e resistência. A possibilidade que a gravura nos dá de reproduzir inúmeras vezes a mesma matriz se alia à luta por voz e reconhecimento. A ideia aqui é se espalhar arte lésbica. Jogar no mundo mesmo, pra mostrar que mulheres lésbicas existem e resistem. Queremos nos ver nas paredes, nos muros, nos livros. A série autorretrato, presente na exposição, mostra o cotidiano da artista em seu relacionamento lésbico, literalmente de seu próprio ponto de vista. Não há espaço para um olhar externo, invasor. O olhar é de afeto. Partindo da ideia do tear, com suas linhas perpendiculares que se encontram, unem e formam uma rede, a metáfora aqui presente une o que é luta e o que é chamego: tecidos juntos, a rede está criada. pode balançar!

A exposição ficará disponível para vendas até o dia 30/08 e 20% dos valores serão doados à ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero www.gestos.org.br.